Workshop sobre aldeias sustentáveis para o desenvolvimento

 

“Aldeias Sustentáveis para o Desenvolvimento” é o mote de um workshop, enquadrado no projeto de inclusão digital intitulado, Sustainable Villages for Development (SV4D), que aconteceu na última sexta-feira, 11, na sede da Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME), cujo ato de abertura foi presidido pelo Secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes.

Além do representante do Governo para área das TIC, testemunharam, igualmente, o acontecimento, o PCA da ARME, Isaías Barreto da Rosa; o Presidente da ANACOM, João Cadete de Matos; o Secretário Executivo da ARCTEL, Filipe Batista e o representante da Fraunhofer Portugal, Waldir Júnior.

O presidente do CA da ARME destacou o papel da internet no processo de desenvolvimento do País, afirmando que ela é um bem essencial, a par de muitos outros. “Aliás, as Nações Unidas falam no acesso à internet como um direito humano fundamental; o Banco Mundial diz que a cada 10 por cento no aumento da taxa de penetração de internet, somos capazes de conseguir um aumento real do PIB na ordem de 1,2/1,3 por cento. Por isso, quando promovemos o acesso à internet, estamos a promover o desenvolvimento. Sobretudo quando levamos a conectividades aos sítios mais recônditos do nosso país, estamos a combater a infoexclusão e estamos a criar novas oportunidades para essas pessoas que vivem nessas localidades”, afiança Isaías Barreto da Rosa, para quem é exatamente isso que faz o projeto SV4D-CV: “levar a conetividade gratuita a quem mais precisa, combater a infoexclusão e conectar aqueles que, efetivamente, não estão conectados”.

“Hoje se pegarmos num jovem com 12º ano de escolaridade e o dermos uma formação de 2 ou três meses, um smartphone e um computador portátil, esse mesmo jovem poderá desenvolver soluções e/ou produtos e coloca-los na internet e atingir um mercado de sete mil milhões de pessoas”, salientou o presidente da ARME sublinhando que o projeto SV4D-CV é, realmente uma causa nobre para o nosso país.

Por seu turno, o Secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes, que alinha pelo mesmo diapasão de Isaías Barreto da Rosa, sublinhou a importância do projeto SV4D-CV KONEKTA para formação e desenvolvimento das populações do município da Ribeira Grande de Santiago e lança um desafio aos jovens daquele concelho que “aproveitem esta oportunidade não só para utilizarem a internet para acesso ao Facebook ou WhatsApp, mas também para conectarem com o mundo de outra forma: alargar a sua net work, produzirem conteúdos e perceberem que a ferramenta da internet é poderosa e está ao seu serviço”, afirma o governante sublinhando que o mercado gigante de conteúdos na internet está ao acesso de um clique.

Já o Presidente da ANACOM, Dr. João Cadete de Matos iniciou a sua intervenção por saudar o novel Conselho de Administração da ARME, presidido por Isaías Barreto da Rosa tendo como administradores, João Gomes e Almerindo Fonseca, pela nomeação para o exercício das respetivas funções, desejando-lhes o maior sucesso e as maiores felicidades.

A propósito do Workshop, o Presidente da ANACOM sublinhou a importância de acesso à internet por parte das populações jovens, no processo de desenvolvimento de Cabo Verde. “Depois da garantia de acesso à água, à energia elétrica, às vias de comunicação terrestres e aos transportes, para o bem-estar das populações, a grande mudança que vamos ter que enfrentar nos próximos anos é garantir o desenvolvimento do mundo digital”, assevera João de Matos sublinhando que a este propósito Cabo Verde está a dar um grande salto com a introdução de 4G.

“Por isso foi extremamente feliz que neste projeto que vai agora nascer, no Município da Ribeira Grande de Santiago, a escola tenha sido um dos objetos considerados prioritários, para acolher este projeto-piloto em Cabo Verde que, decerto irá contribuir, sobremaneira, para o desenvolvimento do vosso país”, remata o Presidente da ANACOM, lembrando que a inclusão digital é um elemento muito carro à Portugal e que foi por isso que a sua instituição não hesitou em patrocinar o SV4D, desde início.

O representante da ARCTEL, um dos parceiros do projeto SV4D, além de destacar a sua importância para o processo de desenvolvimento do município berço da cabo-verdianidade, acredita também que a curto prazo, o SV4D possa chegar a todos os países da CPLP, embora possa, aparentemente, parecer, que fuja um pouco da alçada das competências dos reguladores, mas a génese do projeto, remata Filipe Batista, apresenta-se como basilar para o desenvolvimento da sociedade de informação dos nossos países.

O projeto que resulta de uma iniciativa conjunta entre a Fraunhofer Portugal e a Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da CPLP (ARCTEL) contou, ainda, com as parcerias da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), ARME, NOSI, Unitel T+ e Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago, enquanto beneficiária do projeto.

Recorde-se que o workshop sobre Aldeias Sustentáveis para o Desenvolvimento, no âmbito do projeto SV4D da Fraunhofer Portugal, foi orientado pelo representante daquela instituição, Waldir Júnior.

 

CSN-GCI

Tags: