Água

Consulte as informações do sector.

ARME promove apresentação pública do II relatório anual dos serviços de água e saneamento

A Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME), em parceria com Agência Nacional de Água e Saneamento (ANAS), no âmbito do projecto PASEA-CV-082 da Cooperação Luxemburguesa, promove, na próxima segunda-feira, 28, a partir das 16h00, na sua sede em Chã D’Areia, a apresentação pública do II Relatório Anual dos Serviços de Água e Saneamento (RASAS- CV). A cerimónia de abertura do evento é presidida pelo Ministro de Agricultura e Ambiente, Gilberto Silva.

Este relatório é partilhado com Entidades Gestoras (EG’s), consumidores, e o público em geral, a fim de tornar público os indicadores económico-financeiros, de abastecimento de água e de saneamento de águas residuais em Cabo Verde, referente ao ano 2016.

O RASAS é um instrumento que avalia o desempenho da qualidade tanto dos serviços de água e saneamento como do próprio produto, através de um Sistema de Informação Regulatória (SIRAS), partilhado entre ARME e ANAS.

A apresentação desse documento visa, entre outras coisas, sublinhar as melhorias verificadas de 2015 e 2016, quer ao nível das EG´s, quer ao nível do desempenho das mesmas. Será, igualmente, uma oportunidade para apresentação das recomendações, com vista à melhoria das edições futuras do documento.

Recorde-se que, no quadro do projecto PASEA-CV-082 da Cooperação Luxemburguesa, os colaboradores da ANAS e da extinta ARE, agora ARME, e as EG’s, frequentaram formação e capacitação sobre vários módulos e etapas do ciclo de regulação e lideram o exercício de seguimento dos KPI’s (Key Performance Indicators), tendo, neste âmbito, realizado várias missões ao terreno, em todo o país com vista a garantir a recolha dos dados da parte das operadoras, análise dos mesmos e avaliação da sua qualidade através de auditorias e o uso das informações como instrumentos para a regulação da qualidade de serviço prestado pelas EG’s.

CSN-GCI

Tags:

Documentação Sector Água