Delegação da ARME visita Portugal, com acordos de cooperação na agenda

Uma delegação da Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) liderada pelo seu presidente, Doutor Isaías Barreto da Rosa e o administrador, Dr. João Gomes está em Portugal para uma visita de contactos, com os seus parceiros lusos.

Esta quinta-feira, 28, durante a manhã, os dois responsáveis mantiveram encontros de trabalho com os presidentes da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes (AMT) e da Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduo (ERSAR), respetivamente. Já no período da tarde, a agenda foi reservada à reunião com o Presidente da Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM).

Com AMT, Isaías Barreto da Rosa rubricou um protocolo de cooperação, visando, entre outros assuntos, estreitar os laços de amizade e cooperação com aquela instituição, por um lado e, por outro, em que a AMT colabora com a ARME em questões relativas à regulação do sector dos transportes coletivos e interurbanos de passageiros, bem como no intercâmbio dos técnicos entre as duas entidades.

Já com ERSAR, o Presidente do Conselho de Administração da ARME iniciou as conversações com vista à assinatura de um protocolo de cooperação, que será assinado muito brevemente e que consiste, entre outras áreas, na colaboração com a nossa agência, no processo de regulação da tarifa de água e saneamento, em todos os municípios de Cabo Verde.

No que à ANACOM diz respeito, a agenda do encontro serviu para os responsáveis das duas instituições falarem sobre a implementação do protocolo de cooperação, que foi recentemente assinado na cidade da Praia, aquando da visita à ARME, do presidente daquela instituição, Dr. João Cadete de Matos. “Trocamos impressões sobre a implementação de um sistema de informação, que irá permitir a partilha de infraestruturas no nosso país e possibilidade de os nossos colaboradores receberem formação técnica, que lhes capacite para uma melhor fiscalização, do cumprimento das normas que regulam as Infraestruturas de Telecomunicações em Edifícios (ITED) e Infraestruturas de Telecomunicações em Urbanização (ITUR)”, explica Isaías Barreto da Rosa.

Além da formação dos nossos técnicos, a ANACOM vai, também, no âmbito deste protocolo com a ARME colaborar na criação de uma bolsa de formadores ITED/ITUR em Cabo Verde.