Água

Consulte as informações do sector.

Actualização das tarifas de electricidade e água para ELECTRA e AEB

A Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) fixa as novas tarifas de Eletricidade e Água para as empresas Electra e Águas e Energia da Boavista (AEB), que entraram em vigor às 00 horas do dia 20 de Março de 2019, de acordo com a metodologia de indexação das tarifas em função da variação do custo dos combustíveis.

Além da evolução de preços dos combustíveis que ocorrereu entre os meses de Abril de 2018 e Março de 2019 e considerando, ainda, que a última atualização das tarifas aconteceu em Março de 2018, esta atualização leva também em consideração, entre outros fatores, os parâmetros relativos às perdas, ao mix de combustíveis utilizados na produção de eletricidade e a participação das renováveis.

De acordo com esta nova atualização, para a Electra, as tarifas de eletricidade sofrem um aumento em todos os escalões, de 1,92 ECV/kWh e as tarifas de água nas ilhas do Sal e São Vicente, sofrem um aumento de 11,95 ECV/m3, representando um acréscimo na tarifa média de 7,60% para eletricidade e 3,40%, para água, respetivamente.

Já em relação à AEB, a situação é diferente, na medida em que as tarifas de eletricidade sofrem um aumento de 2,37 ECV/kWh, em todos escalões, e as tarifas de água, aumentou em 12,21 ECV/m3, o que representa uma variação na tarifa média de 8,68% para eletricidade e 2,68% para água, respetivamente.

Recorde-se que o presente tarifário entrou em vigor desde o dia 20 de Março e vai até 19 de Setembro de 2019, conforme as tabelas 1, 2, 3 e 4 relativas às novas tarifas

Documentação Sector Água