ARME celebra dia Mundial das Telecomunicações em São Lourenço dos Órgãos

A Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME) promoveu esta sexta-feira, 17, em parceria com a Escola Secundária Luciano Garcia em São Lourenço dos Órgãos, uma palestra alusiva ao Dia das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, que se celebra hoje em todo o mundo, sob o lema: “Preenchendo a Lacuna da Padronização”.

O administrador, Almerindo Fonseca, começou a sua intervenção por evocar a importância da efeméride, o papel da UIT no desenvolvimento das TIC’s e aproveitou a oportunidade para agradecer direção do Liceu Luciano Garcia, na pessoa do seu diretor, Casimiro Fonseca, por ter recebido o evento.

Para aquele responsável, o setor das telecomunicações é uma das áreas reguladas pela ARME de maior importância para o desenvolvimento socioeconómico do país e que, por isso, vale a pena ser divulgada e conhecida pelas comunidades, particularmente, pelos alunos.

É deste modo que, prossegue Fonseca, no quadro da sua responsabilidade social, a ARME quis-se juntar à Escola Secundária Luciano Garcia para celebrar o Dia Internacional das Telecomunicações e da Sociedade de Informação, através de uma conversa informativa e pedagógica sobre os diferentes sistemas de funcionamento de regulação do setor das telecomunicações.

Assim, uma equipa da ARME composta por técnicos de diferentes áreas das telecomunicações esteve no local para falar aos alunos e professores sobre atividades que desenvolvem, no âmbito das suas tarefas.

Nisto, a Engenheira, Suzete Centeio do Departamento das Tecnologias de Informação e Comunicação falou, entre outros assuntos, da gestão de Domínio.cv; Infraestruturas de Chaves Públicas e Certificação Digital.

Já os engenheiros Katia Brito e Bernardino Andrade discorreram sobre o sistema da aferição de qualidade de serviços da telefonia móvel terrestre e o Engenheiro Odarley Pereira aproveitou a ocasião para explicar aos presentes como é que se mede o espectro radielétrico no país.

Por seu turno, o diretor da Escola Secundária Luciano Garcia, Casimiro Fonseca fez as honras da casa, agradecendo a ARME pela excelente iniciativa e nível de abordagens dos seus técnicos, que conseguiu, cativar a simpatia e atenção dos seus alunos.

” Hoje é um dia grande para a nossa escola. Sentimo-nos honrados por ter sido escolhido como palco de celebração desta data, tão importante para nós”, afiança aquele responsável. Finalizou, exortando os alunos e professores a tomarem boa nota do que ouviram.

Documentação Sector Comunicações