ARME promove conversa aberta sobre Ética Digital com alunos da Escola Portuguesa

A Agência Reguladora Multissectorial da Economia- ARME, enquanto entidade reguladora das comunicações eletrónicas, promove, amanhã, 17, às 14h:30, uma conversa aberta sobre a Ética Digital com os alunos do 6º ano da Escola Portuguesa, em comemoração ao Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, que se celebra anualmente a 17 de maio, este ano sobre o tema central: “Inovação digital para um desenvolvimento sustentável”.

Trata-se de uma data que foi criada pela ITU - International Telecommunication Union, a 17 de maio de 1865, na primeira Convenção Internacional de Telegrafia, que decorreu em Paris. A sua comemoração visa essencialmente chamar a atenção para os benefícios e as oportunidades que a Internet e as Tecnologias de Informação e Comunicação podem trazer para as sociedades e economias.

A realização dessa conversa aberta é uma oportunidade importante para a ARME no sentido de permitir a promoção de uma abordagem ética no uso da tecnologia e da informação na nossa sociedade. Nesse âmbito, serão abordadas questões relacionadas com o uso das TIC’s, privacidade online, fake news, cyberbulling, e, igualmente, vários tópicos desde respeito à privacidade; comportamento ético nas redes sociais; combate a desinformação; segurança digital; uso equilibrado da tecnologia; responsabilidade pelos próprios atos; promoção da inclusão digital, consequências éticos e legais.

Essa conversa aberta será conduzida pelos técnicos do Departamento das Comunicações Eletrónicas da ARME, Kátia Brito e Bernardino Andrade, respetivamente. Durante o evento, será feita uma pequena apresentação sobre a temática, e, de seguida, aberto um momento para a participação dos alunos com a colocação de questões e esclarecimentos de dúvidas. 

Programa: