ARME acolhe Reunião Anual do Observatório Estatístico da CEDEAO das Telecomunicações e Postais (ECODOB)

A Agência Reguladora Multissectorial da Economia – ARME acolhe, entre os dias 15 e 16 de maio, no Hotel Trópico, pelas 9 horas, a Reunião Anual do Observatório Estatístico da CEDEAO das Telecomunicações e Postais (ECODOB), reunião essa organizada pela CEDEAO, que visa validar o Relatório dos Indicadores das Telecomunicações e os indicadores nacionais e regionais do setor postal, referentes ao ano 2023.

O Observatório Digital da CEDEAO (ECODOB) é um Sistema de Gestão e Informação para Telecomunicações/TIC, utilizado para acompanhar o desenvolvimento, tendências e desempenho do sector das telecomunicações na África Ocidental para apoiar o estabelecimento de um mercado digital único na região.

O ECODOB abrange uma secção transversal de indicadores necessários para a transformação digital em curso na região, incluindo indicadores sobre Telecomunicações/TIC e o setor Postal. A plataforma integrará também progressivamente indicadores sobre os vários serviços da economia digital e dos serviços postais (indicadores cibernéticos, de governo eletrónico e, em geral, indicadores de TIC). A fiabilidade da plataforma exige atualizações frequentes com informações precisas dos Estados-Membros.

O mercado único digital na África Ocidental é uma das prioridades da integração da CEDEAO e da União Africana, e que a construção deste mercado único depende fortemente, entre outras coisas, da capacidade de enfrentar o desafio da disponibilidade de dados estatísticos e da sua relevância.

Estes dados são de suma importância para a tomada de decisões nos sectores das telecomunicações/TIC na África Ocidental, mas também para atrair o sector privado e os parceiros de desenvolvimento para a nossa sub-região. Um conjunto padronizado preciso e confiável de indicadores também fornece dados úteis sobre o potencial da indústria de TIC da África Ocidental para os governos e pode ser utilizado para atrair financiadores, parceiros e o setor privado para a região.

 

AGENDA: