ARME promove Workshop sobre saúde mental no trabalho e prevenção de suicídio

O Conselho de Administração da ARME identificou a valorização dos recursos humanos, a par da comunicação institucional e da desmaterialização, como um dos principais pilares na gestão, para os próximos tempos. É neste sentido que promoveu, na última sexta-feira, 16, um workshop de informação e sensibilização, com os colaboradores, orientado pelo psicólogo, Jacob Vicente e subordinado ao tema: “Saúde Mental no Trabalho e Prevenção do Suicídio”.

Para a Presidente do Conselho de Administração da ARME, Leonilde dos Santos, que teceu breves considerações no início do workshop, é fundamental proporcionar o bem-estar mental e físico dos colaboradores, pois, “ao investir na promoção da saúde mental dos nossos colaboradores, estamos a contribuir para o aumento da produtividade, a redução do absentismo e presenteísmo, a rotatividade e a melhoria das suas condições de vida”, enfatiza.

Já o psicólogo Jacob Vicente que fez um enquadramento teórico do tema, partilhou com os presentes os dados sobre a situação da saúde mental no contexto laboral em Cabo Verde e falou das principais causas e níveis de depressão, com casos de suicídios no nosso país.

“A problemática da Saúde mental está presente em todas as instituições em Cabo Verde. Pois, as organizações são organismos vivos e compostos pelos indivíduos provenientes de várias origens sociais, o que faz com que cada sujeito tenha uma identidade única e própria”, explica o psicólogo que felicitou a ARME pela excelente iniciativa, na justa medida em que, as instituições só têm a ganhar quando o nível de bem-estar psicossomático dos colaboradores é satisfatório.

A este propósito, Jacob Vicente chama a atenção para a importância de o Departamento dos Recursos Humanos da ARME ter uma política assente num programa de formação e capacitação dos seus quadros, em ordem a capitalizá-los, mas também a estar atentos e perceber se estão felizes na organização.