“O Poder da Inteligência Artificial nas nossas vidas e segurança na internet” é o mote de uma palestra que a Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME), em parceria com a Câmara Municipal de São Miguel promoveu, na última sexta-feira, 9 de fevereiro, destinada aos alunos do Complexo Educativo de São Miguel e Liceu Padre Moniz, para assinalar o dia Internacional da Internet Segura, este ano celebrado entre os dias 6 e 7 de fevereiro, sob o lema: “Inteligência Artificial”.
Esta iniciativa decorre da estratégia de uma comunicação pedagógica e de proximidade com os consumidores e o publico em geral, que ARME, enquanto entidade reguladora, pretende implementar visando, justamente, informar, formar e sensibilizar, neste caso, os estudantes do município micaelense, para a utilização segura e responsável da Internet, numa altura em que as nossas vidas são cada vez mais mediadas pela rede mundial de computadores.
O evento contemplou duas apresentações, sendo a primeira sobre a Inteligência Artificial Responsável, pelo Prof. Doutor Júlio Barros da UNICV, e, a segunda, sobre Cuidados a ter com a Internet e Redes Sociais, pelo técnico da ARME, José Carlos Gonçalves. Ainda, foi feita uma apresentação no domínio da robótica pelos alunos da UNICV.
Leonilde dos Santos sublinhou a importância desta efeméride e destacou o papel da ARME na promoção e divulgação de informações que visem formar e sensibilizar os estudantes de São Miguel, para a utilização segura e responsável da Internet, enquanto ferramenta fundamental no processo de ensino-aprendizagem.
“Esta ação visa, desde logo, partilhar com os alunos e professores deste município, o que de importante a internet nos proporciona, mas também alertá-los para o perigo que nos espreita, quando ela é utilizada de forma deficiente e insegura”, explica a PCA da ARME que, fazendo jus do lema deste ano sobre o Dial Internacional da Internet Segura, falou também da Inteligência Artificial, das suas inúmeras vantagens e dos grandes desafios que se nos colocam, no futuro-hoje.
Por sua vez, o presidente da Câmara Municipal de S. Miguel, Herménio Fernandes, que presidiu a cerimónia de abertura desse evento, agradeceu a ARME por ter escolhido aquele município para realizar esse evento de grande envergadura, e, principalmente, por ter trazido para o debate e para o conhecimento dos jovens e adolescentes micaelenses um assunto importante que tem a ver com o uso responsável da Internet e a influência da IA nas nossas vidas.
Fotos do evento: