ARME promove Workshop de Informação e Sensibilização sobre Transição Energética

O auditório do Hotel Pestana Trópico, na cidade da Praia é palco, esta terça-feira, 7 de março, de um workshop subordinado ao tema: Transição Energética em Cabo Verde: Desafios e Oportunidades, para assinalar o Dia Mundial dos Direitos do Consumidor, que se celebra no próximo dia 15 de março, este ano sob o lema: “Capacitar os Consumidores Através de Energia Limpa.

O ato de abertura será presidido pelo Ministro da Indústria, Comércio e Energia, Alexandre Monteiro, que conta com a presença da Presidente do Conselho de Administração da ARME, Leonilde dos Santos, que se faz acompanhar de uma importante delegação da instituição que dirige.

Trata-se, pois, de uma iniciativa da ARME que pretende, igualmente, juntar as entidades públicas e privadas, designadamente, governo, sociedade civil, academia, especialistas e empresas do setor para, entre outros propósitos, refletirem sobre esta agenda de ação global, em ordem a ajudar os consumidores nas dificuldades atuais, permitindo que contribuam para uma transição rápida, que garanta a sustentabilidade, a segurança e acessibilidade, a longo prazo.

Segundo o portal da Organização Não Governamental (ONG) Consumer International, que agrega grupos de consumidores de todo o mundo, estes podem ser o catalisador que falta para a mudança, no que a energia limpa diz respeito. “Somos todos consumidores de serviços de energia e, como tal, todos temos o potencial de gerar pontos críticos na transição energética”, lê-se no site daquela ONG.

Outrossim, adianta a mesma fonte, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas estima que mudanças no lado da procura poderiam reduzir as emissões de gases com efeito de estufa em 70%, até 2050.

De acordo com o programa do evento, o workshop que começa às 8 horas, com uma conferência inaugural intitulada: “Inovação e Difusão Tecnológica”, proferida pelo Professor da Faculdade de Engenharia, da Universidade do Porto, Vladimiro Miranda, a que se seguem mais dois painéis: o primeiro sobre: “Desafios da Transição Energética e Reformas do Setor Elétrico”, a cargo de Rito Évora, Diretor Nacional de Indústria, Comércio e Energia e de Luís Teixeira, PCA da ELECTRA, respetivamente.

Este painel será moderado por Marco Cruz, da ADECO.Já a “Transição Energética: Um Novo Mundo por Explorar”, integra o segundo painel sobre o qual vão discorrer os oradores Gilson Correia, PCA do CERMI e Bruno Lopes, PCA da CABOÉOLICA, que será moderado pelo Administrador da ARME, Carlos Ramos.

Recorde-se que a ARME faz-se representar neste evento de amanhã, além da Presidente do Conselho de Administração, Leonilde dos Santos e dos administradores João Tomar e Carlos Ramos, pela Diretora do Departamento Jurídico, de Mediação e Apoio ao Consumidor, Ailine Conceição e de todos os técnicos do seu departamento e pelo Diretor do Departamento de Eletricidade, Água e Saneamento, José Delgado e seus respetivos técnicos.