Evolução Semanal de Preços do Petróleo e seus derivados de 30 de janeiro a 3 de fevereiro

No periodo compreendido entre 30 de Janeiro e 3 de Fevereiro de 2023, o relatório semanal sobre a evolução de preços do petróleo e seus derivados dá conta que a média de variações das cotações do petróleo Brent foi negativa em 1,41%. A cotação média ficou em 82,92 USD, um decréscimo de 4,48% em relação à semana anterior (86,81 USD).

De acordo com o documento em análise, esta descida deveu-se, sobretudo, à valorização do dólar norte-americano após dados do mercado apontarem para o aumento do nível de emprego e para o afastamento do cenário de recessão económica nos Estados Unidos da América, facto que torna o petróleo bruto mais caro para os restantes países do mundo e diminui a sua demanda, dado que a sua cotação internacional é feita nesta moeda; à manutenção da previsão de recessão económica dos principais países da Europa; ao aumento das taxas de juros por parte da Reserva Federal dos Estado Unidos, do Banco Central Europeu e do Banco de Inglaterra, que contribuem para a desaceleração da demanda; aos indicadores de forte oferta da Rússia, apesar das sanções impostas ao seu petróleo, derivada de ter aumentado as suas exportações de combustíveis fósseis para países que não aderiram ao preço teto, nomeadamente a Índia.

Entretanto, esta descida foi atenuada pela indicação da queda na produção de petróleo nos Estados Unidos da América, em novembro do ano passado, segundo o relatório do seu Departamento de Energia.

Assim, a variação média do preço de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, relativamente ao mês de janeiro, registou um aumento de 2,72%.

Evolução de preços dos derivados de petróleo

Recorde-se que, os preços dos derivados de petróleo em Cabo Verde têm como referência o Brent, conforme as cotações diárias do Platts European Market Scan, para os combustíveis líquidos, e do Platts LPGaswire, para o Butano.

Na semana em análise, pode-se constatar que as cotações médias dos derivados de petróleo tiveram uma diminuição de 6,31% em relação à semana anterior. O Butano, a Gasolina, o Jet A1, o Gasóleo 10ppm e o Fuelóleo 0,5% tiveram decréscimos médios de 2,11%, 4,13%, 11,21%, 10,97% e 3,15%, respetivamente.

Relativamente ao mês de janeiro de 2023, os preços dos derivados de petróleo sofreram acréscimos médios de 10,04%. O Butano, a Gasolina, o Jet A1, o Gasóleo 10ppm e o Fuelóleo 0,5% tiveram acréscimos médios de 14,37%, 13,21%, 7,02%, 5,91% e 9,70%, respetivamente.

Evolução do câmbio EUR/USD

Lembramos que, os preços do petróleo e dos seus derivados são cotados em dólar. Em relação à semana anterior, a cotação média do euro registou uma apreciação de 0,32% face ao dólar, tendo como referência a BLOOMBERG (14 horas no horário de Frankfurt), aumentando de 1,0874 para 1,0909 EUR/USD.

Relativamente à cotação do último dia útil do mês de janeiro (1,0828EUR/USD), a cotação média do Euro sofreu uma apreciação de 2,19%. Esta evolução do câmbio tende a diminuir os preços dos produtos petrolíferos no mercado interno, já que a compra dos derivados de petróleo no mercado internacional é feita em dólares. 

Para mais informações consulte o link:

Documentação Sector Energia