ARME assina protocolo de cooperação com Câmara do Maio para integrar toponímia no novo código postal de Cabo Verde

Dentro de pouco tempo o Município do Maio contará com as ruas, avenidas, largos, praças, pracetas, denominadas e casas numeradas. O protocolo de cooperação com a Câmara Municipal da ilha do Porto Inglês que visa, entre outros, implementar um sistema de toponímia e endereço municipal alinhado com o novo Código Postal de Cabo Verde, foi rubricado esta segunda-feira, 30 de janeiro, entre a presidente do Conselho de Administração da Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), Leonilde Tatiana dos Santos e o edil maiense, Miguel Rosa.
Para a PCA da ARME, entidade que regula o setor postal, a assinatura do protocolo de cooperação com a Câmara do Maio é um sinal claro de que a instituição que dirige, prima por uma gestão aberta, ética e responsável, em ordem a estabelecer relações de parceria e proximidade com as instituições, a fim de garantir, por um lado, o equilíbrio económico-financeiro das empresas reguladas, mas também a defesa dos legítimos interesses dos consumidores.
Deste modo, no caso da edilidade do maio, com o arranque deste projeto de toponímia e endereço municipal os ganhos serão enormes, já que uma vez atribuída os nomes às ruas e numeradas as portas das residências, os consumidores/utilizadores estarão em condições de receber as suas encomendas, faturas de água e eletricidade, nas respetivas residências.
“A integração da toponímia no novo Código Postal de Cabo Verde (www.codigopostal.cv), vai permitir que as operadoras do serviço postal possam entregar as encomendas e correspondências aos seus destinatários, nas suas próprias residências, através de nomes de ruas e números de portas”, acredita Leonilde dos Santos para quem a Polícia Nacional e o Bombeiro Municipal também vão beneficiar desta iniciativa conjunta entre a Câmara Municipal do Maio e ARME, pois, facilita as operações, em caso de emergência.
Além da toponímia, o protocolo de cooperação ora assinado entre as partes visa, ainda, o compromisso da ARME, em envidar todos os esforços no sentido de trabalhar junto das entidades competentes, para retomar a implementação da segunda fase do projeto SV4D - Aldeias Sustentáveis para o Desenvolvimento, a fim de dotar a ilha de melhores condições de conetividade de internet, em locais públicos.
Por seu turno, o Presidente da Câmara Municipal, Miguel Rosa, sublinha a importância do ato e disse que, doravante, a edilidade vai puder reconhecer as figuras e personalidades da ilha, que muito tem contribuído para o seu desenvolvimento, através de atribuição dos seus nomes às ruas, em vários bairros do município.
Além de homenagear às personalidades individuais e coletivas da ilha, Miguel Rosa alinha-se, igualmente, pelo mesmo diapasão que a PCA da ARME, reconhecendo que, a integração da toponímia no Novo Código Postal de Cabo Verde vai facilitar as operadoras do setor postal, na entrega das encomendas e outros serviços, nas residências dos próprios munícipes.
A retoma da segunda fase do projeto SV4D, que vai impulsionar o Projeto Maio Digital deixou, igualmente, o edil Miguel Rosa satisfeito. “Temos o compromisso da segunda fase do Projeto Maio Digital e, por isso, contamos com a colaboração da ARME para que juntos possamos efetivar estes projetos que constam do protocolo que acabamos de assinar e que contam com outras parcerias”, assevera Rosa que classifica de excelentes as relações com a ARME e que espera dar bons frutos, no futuro.
Recorde-se que, durante a permanência na ilha do Maio, a delegação da ARME visitou, segunda-feira, 30, de manhã, as instalações da entidade gestora Águas e Energia do Maio para, enquanto reguladora do setor, inteirar do sistema de funcionamento daquela empresa municipal. No final, Leonilde dos Santos diz-se satisfeita com o que viu, embora reconheça que ainda existe desafios, mas a visita da ARME visa ,justamente, identificar os problemas e ver de que forma os possa ajudar a resolver.
Outrossim, a ARME aproveitou, ainda, o período da tarde de segunda-feira, 30 de janeiro, para apresentar o Relatório de Avaliação de Desempenho dos Serviços da Rede Móvel e Cobertura na ilha, o que permitiu partilhar com os presentes o panorama geral de acesso aos serviços móveis no Maio.