Evolução Semanal de Preços do Petróleo e seus derivados de 16 a 20 de janeiro

 Durante o período compreendido entre 16 e 20 de janeiro, o relatório semanal sobre a evolução de preços do petróleo e seus derivados, dá conta que a média de variações das cotações do petróleo Brent foi positiva em 0,96 por cento. A cotação média ficou em 86,35 USD, o que representa um acréscimo de 4,43% quando comprado com a semana anterior, cujos valores situavam em 82,35 USD, por barril.  

De acordo com o documento em análise, esta subida deveu-se, sobretudo, à reação dos mercados e investidores à desvalorização do dólar norte-americano; à apresentação de indicadores de crescimento económico da China superiores aos previstos, alcançando 3 % de aumento da economia chinesa, que permite certo otimismo para a procura de petróleo neste país asiático, o maior importador desta mercadoria do mundo.  

Este aumento de preço do crude no mercado internacional tem que ver também, com as notícias sobre as negociações da Moderna, para o fornecimento de vacinas contra a Covid-19; e às previsões da AIE e OPEP, de aumento global da procura de petróleo, podendo atingir níveis recordes em 2023.  

Entretanto, esta subida só não foi mais acentuada, devido às notícias de desaceleração da economia dos EUA e ao receio de recessão económica global nos próximos tempos. 

Assim, a variação média do preço neste período, relativamente ao mês de dezembro, registou um aumento de 1,31 por cento. 

 

Evolução de preços dos derivados de petróleo  

 

Recorde-se, entretanto, os preços dos derivados de petróleo em Cabo Verde têm como referência o Brent, conforme as cotações diárias do Platts European Market Scan, para os combustíveis líquidos, e do Platts LPGaswire, para o Butano. 

Quando olhamos para a semana em análise, verificamos que as cotações médias dos derivados de petróleo tiveram um aumento de 6,68% em relação à semana anterior. O Butano, a Gasolina, o Jet A1, o Gasóleo 10ppm e o Fuelóleo 0,5% tiveram acréscimos médios de 4,42%, 8,40%, 7,35%, 5,47% e 7,76%, respetivamente.  

Relativamente ao mês de dezembro de 2022, os preços dos derivados de petróleo sofreram acréscimos médios de 7,29%. O Butano, a Gasolina, o Jet A1, o Gasóleo 10ppm e o Fuelóleo 0,5% tiveram acréscimos médios de 11,53%, 10,17%, 4,22%, 4,56%, e 5,94%, respetivamente.  

Evolução do câmbio EUR/USD  

Recordamos que, os preços do petróleo e dos seus derivados são cotados em dólar. Em relação à semana anterior, a cotação média do euro registou uma apreciação de 0,75% face ao dólar, tendo como referência a BLOOMBERG (14 horas no horário de Frankfurt), aumentando de 1,0744 para 1,0824 EUR/USD. 

Relativamente à cotação do último dia útil do mês de dezembro (1,0675EUR/USD), a cotação média do Euro sofreu uma apreciação de 1,40%. Esta evolução do câmbio tende a diminuir os preços dos produtos petrolíferos no mercado interno, já que a compra dos derivados de petróleo no mercado internacional é feita em dólares.  

Para mais informações consulte o relatório através do link: