Doreen Bogdan-Martin é eleita Primeira Mulher Secretária-Geral da UIT em 157 anos da Instituição

Doreen Bogdan-Martin é a nova Secretária-Geral da União Internacional das Telecomunicações (UIT). A eleição aconteceu esta quinta-feira, 29 de setembro, durante a Conferência de Plenipotenciários dos Estados Membros da UIT que está a decorrer em Bucareste, Roménia, em que Cabo Verde participa com uma importante delegação chefiada pelo Secretário de Estado da Economia Digital que integra a Embaixadora de Cabo Verde em Genebra, Suíça, Clara Delgado, PCA da ARME, Leonilde dos Santos e Ana Lima, Diretora do Departamento de Gestão e Controlo de Espectro Radioelétrico.

Trata-se, pois, da primeira mulher eleita Secretária-Geral da UIT, em 157 anos da história desta agremiação mundial das telecomunicações, com 83 votos dos 164 expressos na urna, o que lhe deram a maioria confortável, para dirigir a UIT, nos próximos quatro anos de mandato. A posse da Bogdan-Martin está agendada para o dia 1 de janeiro de 2023.

A Presidente do Conselho de Administração da ARMER, Leonilde Tatiana dos Santos já reagiu a escolha de Doreen Bogdan-Martin, para o cargo de Secretária-Geral da UIT, na sua página pessoal de Facebook. “Se você pode sonhar, você pode fazer. Felicitações à senhora Doreen Bogdan-Martin, a primeira Secretária-Geral eleita, em 157 anos de história da UIT”, escreve dos Santos.

Doreen Bogdan-Martin é atualmente Diretora do Departamento de Desenvolvimento de Telecomunicações da UIT. Ela assumiu o cargo em 1º de janeiro de 2019, tornando-se a primeira mulher na história da ITU a ocupar um dos principais cargos de gestão eleita da organização.

De acordo com o portal da organização: https://www.itu.int/.../bdt-director/Pages/Biography.aspx , Bogdan-Martin é uma líder estratega com mais de 30 anos de experiência de alto nível em relações internacionais e intergovernamentais e uma longa história de sucesso na assessoria aos governos em todo o mundo, em questões políticas e regulatórias.

De 2008 a 2018, ela liderou o Departamento de Planeamento Estratégico e Membros da ITU. Ela foi fundamental no estabelecimento da Comissão de Banda Larga para o Desenvolvimento Sustentável, onde atuou como Diretora Executiva por mais de uma década, e foi arquiteta do Simpósio Global anual para Reguladores, o evento global preponderante para formulação de políticas digitais, bem como responsável global da juventude da ITU, #BYND. Foi pioneira e supervisiona a contribuição contínua da UIT para a Parceria Global EQUALS para a Igualdade de Gênero na Era Digital e lidera a colaboração da UIT com a UNICEF no projeto Giga, para conectar todas as escolas do mundo.

Recorde-se que, Bogdan-Martin tem sido conferencista em vários eventos de política internacional de alto nível e liderou a nova Estratégia para a Juventude da ITU se envolver mais ativamente com os jovens que impulsionam a próxima vaga de transformação digital.

Bogdan-Martin possui um mestrado em Políticas de Comunicações Internacionais pela American University em Washington, DC, pós-graduada em Estratégias para Liderança pelo Institute for Management Development em Lausanne, Suíça, e é certificada em Responsabilidade e Ética pelas Nações Unidas Programa Líderes.