Relatório Semanal sobre evolução do petróleo e seus derivados de 20 a 24 de junho

O relatório semanal sobre a evolução do petróleo e seus derivados, durante o período compreendido entre 20 e 24 de junho, dá conta que a média de variações das cotações do petróleo foi negativa em 0,57 porcento. A cotação média ficou em 109,69 USD, o que representa um decréscimo de 6,41%, quando comparado com a semana anterior.

Já a variação média de preço nesse período, quando comparado com o mês de maio, registou um aumento de 5,40 por cento.

Outrossim, a descida de preços do petróleo, durante o período a que se refere o relatório, deveu-se, essencialmente, às reações do mercado face às propostas apresentadas pelo presidente dos EUA aos responsáveis do setor petrolífero, como forma de incentivar o aumento da oferta e controlo da subida de preços e também eliminar o imposto federal sobre a gasolina durante três meses.

De acordo com o documento que vimos citando, um outro fator que determinou a descida de preço do crude durante o período a que se refere o relatório, tem que ver, justamente, com a previsão em baixa do crescimento económico mundial.

O documento refere, ainda, que esta descida foi atenuada, igualmente, pelas preocupações dos operadores do setor em relação ao aumento do défice da oferta do petróleo e pela desvalorização da moeda japonesa, face ao dólar, o que poderá pôr em causa a economia nipónica, sendo esta um dos principais importadores desta matéria-prima.

Recorde-se, ainda, que, os preços dos derivados de petróleo em Cabo Verde têm como referência o Brent, conforme as cotações diárias do Platts European MarketScan (combustíveis líquidos) e Platts LPGaswire (Butano).

Assim, na semana em análise, as cotações médias dos derivados de petróleo no mercado internacional tiveram uma diminuição de 1,52%, em relação à semana anterior.

Deste modo, o Butano, a Gasolina, o Jet A1, o Gasóleo 10ppm e o Fuelóleo tiveram decréscimos médios de 7,41%, 4,31% e 4,75%, respetivamente, enquanto o Jet A1 e o Gasóleo 10ppm3 tiveram decréscimos médios de 0,22%, 0,94%, 1,50%,1,17% e 3,76%, respetivamente.

Relativamente ao mês de maio de 2022, a variação média do preço dos derivados de petróleo sofreu um aumento de 8,25 por cento.

Para mais informações consulte o link: