ARME publica Relatório Semanal sobre a Evolução do Petróleo e Derivados - 13 a 17 de junho

De acordo com o Relatório Semanal sobre a evolução do petróleo e seus derivados, durante o período compreendido entre 13 e 17 de junho, a média de variações das cotações do petróleo foi negativa em 1,92, porcento. A cotação média ficou em 117,20 USD, o que representa um decréscimo de 3,18% em relação à semana anterior.

Já a variação média de preço nesse período, quando comparado com o mês de maio, registou um aumento de 7,71 por cento.

Outrossim, a descida de preços do petróleo, durante o período a que se refere o relatório, deveu-se, essencialmente, ao processo contínuo de resolução do excesso de procura dos produtos petrolíferos, a fim de aumentar a capacidade da oferta desta matéria-prima e as reações do mercado à valorização do dólar.

Ainda segundo o documento que vimos citando, esta descida deveu-se também ao anúncio do governo líbio que dá conta da redução substancial da capacidade de produção do petróleo e, igualmente, ao anúncio dos EUA de novas sanções económicas ao Irão o que, provavelmente, resultará em suspender a importação do petróleo desse.

Recorde-se, ainda, que, os preços dos derivados de petróleo em Cabo Verde têm como referência o Brent, conforme as cotações diárias do Platts European MarketScan (combustíveis líquidos) e Platts LPGaswire (Butano).

Assim, na semana em análise, as cotações médias dos derivados de petróleo no mercado internacional tiveram uma diminuição de 2,81%, quando comprado com a semana anterior.

Deste modo, o Butano, a gasolina e o Fuelóleo tiveram decréscimos médios de 7,41%, 4,31% e 4,75%, respetivamente, enquanto o Jet A1 e o Gasóleo 10ppm3 tiveram acréscimos médios de 1,38%, e 1,02%, respetivamente.

Relativamente ao mês de maio de 2022, a variação média do preço dos derivados de petróleo sofreu um aumento de 9,19%.

Para mais informações, consulte o link: