ARME ajusta tarifas de eletricidade da ELECTRA e AEB

A Agência Reguladora Multissectorial da Economia-ARME acaba de fazer os ajustes nas tarifas de venda de energia elétrica aos consumidores finais das empresas ELECTRA e AEB, que devem vigorar a partir de 1 de outubro de 2021, em decorrência da evolução dos preços dos combustíveis durante o período de 01 de outubro de 2020 a 30 de setembro de 2021 e bem como os devidos ajustes decorrentes dos exercícios de indexação anteriores.

Assim, conforme as tabelas, em anexo, as tarifas de eletricidade da ELECTRA sofrem um ajuste de 6,43 ECV/kWh para cada kWh faturado e em todos os escalões, correspondendo um aumento da tarifa média ponderado pelas quantidades faturadas de 2020 de 30,53%.

Em relação às tarifas da AEB, sofrem um ajuste de 5,80 ECV/kWh para cada kWh faturado e em todos os escalões, correspondendo um aumento da tarifa média ponderado pelas quantidades faturadas de 2020, de 24,55%.

As novas tarifas fixadas estão próximas dos valores de 2019, em vigor no período que antecedeu a crise pandémica.

Nas tabelas, em anexo, encontram-se as tarifas variáveis para cada escalão dos valores anteriores e atuais, sem IVA, bem como a variação entre estas, e as tarifas finais com IVA.

Estes aumentos refletem não só o agravamento dos custos suportados pelas empresas de eletricidade com os combustíveis, como também os parâmetros de base acordados para os anos 2020 e 2021.

Refira-se ainda que nas tabelas, em anexo, também se publicam os valores para as tarifas sociais.

Anexo: