Comissário de infraestruturas da CEDEAO visita PCA da ARME

O presidente do Conselho de Administração da Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME), Isaías Barreto, recebeu, na última sexta-feira, 7, a visita de cortesia do Comissário de Infraestrutura da CEDEAO, Pathe Gueye, que, na ocasião, aproveitou para felicitar o ex-Comissário das TIC, pela nomeação de novo cargo.

A visita serviu para, entre outros assuntos, os dois velhos amigos da CEDEAO falarem do projeto Sealink, no âmbito da ligação marítima entre Cabo Verde e o resto da Sub-região Oeste Africano e a assinatura do tratado que irá estabelecer os termos deste projeto. Este projeto pretende ligar todas as capitais costeiras [da CEDEAO] e partirá de Dakar para a Praia a fim de permitir que Cabo Verde fique no caminho dessa integração.

Durante o encontro amistoso, o PCA da ARME aproveitou a ocasião para felicitar o seu velho amigo Pethe Gueye pelas novas funções na CEDEAO e exortou-lhe para, enquanto Comissário das Infraestruturas, trabalhar em prol do cumprimento na íntegra do Artº 68, do Tratado dos 15, que estabelece um tratamento especial aos países insulares e sem litoral, como é o caso do nosso país, “sobretudo porque o mar e o céu são autoestradas de Cabo Verde”, sublinha Isaías Barreto.

Recorde-se que, de entre vários projetos definidos sobre uma base participativa e elencados pelos Estados-membros da CEDEAO, alguns foram definidos como altamente prioritários pela Comunidade. Entre esses estão o projeto dos transportes e da energia, vistos como fundamentais para a circulação da economia intracomunitária e materialização da visão 20-20. Destaque para o projeto de transportes marítimo Sealink, que irá “permitir a Cabo Verde ficar também no caminho da integração.

Tags: