ARME credencia a SISP como entidade certificadora

O presidente do Conselho de Administração da Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), Isaías Barreto da Rosa, procedeu, hoje, 21, a entrega simbólica do certificado de Credenciação e Certificado Digital à SISP – Sociedade Interbancária e Sistemas de Pagamento que, doravante, passa a ser a segunda entidade certificadora de Cabo Verde.

A cerimónia de entrega aconteceu pelas 10 horas, nas instalações da ARME, sito em Chã D’Areia, e contou com a presença do Diretor-geral da SISP, Jair Silva, que no seu discurso enalteceu a importância deste ato de entrega da chave de credenciação que vai proporcionar uma melhoria no sistema financeiro e bancário do país, em termos de segurança a nível de transação de ficheiros e de serviços.

Para Jair Silva, foram 14 meses de longa jornada de trabalho para que esta infraestrutura fosse concretizada em Cabo Verde e pela ARME, o que é um ganho para o país, uma vez que, anteriormente, todo este trabalho era feito por entidades externas.

Por sua vez, o PCA da ARME, Isaías Barreto da Rosa, também reforçou a relevância deste ato que, segundo ele, vai trazer uma grande mais-valia para a SISP e para o sistema bancário do País.

Um dos ganhos referidos pelo Presidente da ARME é o facto de se poder passar a assinar os documentos por via eletrónica e de forma segura.

Recorde-se que, uma vez acreditada, as entidades podem emitir certificados digitais, assegurar a respetiva publicidade e prestam outros serviços relativos às assinaturas eletrónicas.

A ARME, enquanto autoridade administrativa independente, que desempenha atividade administrativa de regulação técnica e económica do setor das comunicações, tem competências também para credenciar Entidades de Certificação, no âmbito da Infraestrutura de Chaves Públicas de Cabo Verde.

De ressaltar que, até esta data, a ARME já credenciou duas entidades, sendo a primeira, a Direção Geral dos Registos Notariado e Identificação (DGRNI), em Dezembro de 2017, e agora a SISP. Também, a nível do País encontra-se disponíveis 16 unidades de registo, o que mostra o desenvolvimento da sociedade em termos do sistema eletrónico.

GCI

Tags: