Conferência sobre papel das mulheres nas TIC’S

A Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME) promove esta quinta-feira, 25, às 15 horas, no Auditório da Caixa Económica, na Várzea, uma Conferência subordinada ao tema: “Papel das Mulheres nas TIC’s: Que Contributo para Inclusão e Igualdade de Género, para assinalar o Dia Internacional das Mulheres nas TIC’s, que este ano se celebra na última quinta-feira de Abril, sob o lema: “Expandir Horizontes, Mudar Atitudes”.

Esta conferência destina-se às profissionais das TIC's, estudantes universitárias e alunas do ensino secundário das áreas científica e teconológicas e o público, em geral.

Trata-se, pois, de uma efeméride conhecida pela expressão inglesa, por “Girls in ICT Day” e celebrada pelos países membros da União Internacional das Telecomunicações (UIT), visando aumentar a consciencialização das jovens mulheres sobre as oportunidades de carreira na área das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Deste modo, a ARME enquanto entidade reguladora das comunicações eletrónicas, pretende associar-se as instituições parceiras nacionais na celebração desta data, através da realização desta conferência que se juntam várias profissionais das TIC’s, para discorrerem sobre a temática das mulheres nas TIC’s e incentivá-las a abraçarem as oportunidades que esta área lhes oferece.

Recorde-se, que o ato de abertura deste evento será presidido pela Sua Excelência, Senhor Secretário de Estado para Inovação e Formação Profissional, Dr. Pedro Lopes, estando o discurso de abertura a cargo do Senhor Presidente do Conselho de Administração da ARME, Doutor Isaías Barreto da Rosa.

PROGRAMA:

Dia internacional das Mulheres nas TIC´s/ International Girls in ICT Day

“Conferência: Papel das Mulheres nas TIC’s – Que Contributo para Inclusão e Igualdade de Género”

15h – 15:30 – Acolhimento dos convidados 
15h:30 – Sessão de Abertura 
Boas-Vindas / Enquadramento do evento (Mestre de cerimónia)
Discursos de Abertura
1. Presidente do CA da ARME, Doutor Isaías Barreto da Rosa
2. Secretário de Estado da Inovação e Formação Profissional, Dr. Pedro Lopes
16h:00 - Painel Único 
“Papel das Mulheres nas TIC's: Que Contributo para Inclusão e Igualdade de Género”
Moderador: Dra. Carine Monteiro da ARME
• Mulheres STEM - Inclusão e Equilíbrio de Género, pela Eng.ª Elcelina Silva, Docente da Faculdade de Ciências e Tecnologias - Uni-CV.
• Experiência no mercado de trabalho, por duas das técnicas da ARME, Eng.ª Suzete Centeio e a Eng.ª Kátia Brito.
• A inclusão digital das mulheres e meninas: Fechando os fossos de Gênero, nas TIC pela Dra. Ekvity dos Santos, representante da ONU Mulheres
16h:45 – Debate 
17h:30 – Considerações (Presidente da ARME)

Tags: