ARME comemora dia internacional das mulheres nas TIC’s

No âmbito da comemoração do Dia Internacional das mulheres das TIC’s, que se assinala anualmente na última semana do mês de abril, a Agência Reguladora Multissetorial da Economia-ARME promoveu, na tarde desta quinta-feira, uma conferência sobre ‘Papel das mulheres nas TIC’s: Que contributo para a Inclusão e Igualdade de Género’.

A cerimónia de abertura do evento foi presidida pelo Secretário de Estado da Inovação e Formação Profissional, Pedro Lopes, que enalteceu o papel do Governo na promoção das mulheres nas TIC’s em Cabo Verde: “estamos a investir nas infraestruturas, estamos a criar o ambiente regulador certo e a melhorar o nosso sistema educativo para enfrentar os desafios do futuro. Queremos que as nossas meninas e mulheres sejam atores centrais na caminhada de Cabo Verde na área digital”.

O Presidente do Conselho de Administração da ARME, Isaías Barreto da Rosa, reforçou o compromisso da ARME em continuar a promover a participação das Mulheres nas TIC’s em Cabo Verde, reconhecendo a importância de se conseguir a igualdade e equidade de géneros também no setor das Tecnologias de Informação e Comunicação.

Participaram como conferencistas várias mulheres ligadas às TIC’s, entre as quais: Elcelina Silva, Docente da Faculdade de Ciências e Tecnologias da UNICV, que apresentou o tema ‘Mulheres STEM- Inclusão e Equilíbrio do Género; Suzete Centio e Kátia Brito, que apresentaram as suas experiências na ARME e Ekvit dos Santos, representante da ONU Mulheres, que apresentou o tema: 'A inclusão digital das Mulheres e meninas, fechando os fossos de Género nas TIC’s'. Essa conferência foi moderada pela jurista da ARME, Karine Rendall.

O evento contou com a presença de várias profissionais ligadas às TIC’s, estudantes universitárias e alunas das escolas secundárias da área científica e tecnológica, professores, e público em geral.

GCI/JVF

Tags: