Tecnologia de Informação e Comunicação

A antiga ANAC, de ano para ano a assumiu o seu papel como impulsionador do desenvolvimento das TIC, inserido num contexto global de desenvolvimento da Sociedade de Informação. O Governo de cabo verde inseriu no seu programa de governo, um conjunto de acções coordenadas a que designou Cluster das TIC, pelo que a autoridade reguladora, assumindo o seu papel como entidade que representa as TIC em Cabo Verde, tem programado para o triénio 2012-2014 um conjunto de acções e projectos com vista a fazer com que o país esteja sempre na linha da Frente.


Assim sendo, neste eixo estratégico, a ANAC irá desenvolver um conjunto de acções integradas que visem o desenvolvimento da sociedade de informação nas suas vertentes infra-estruturas, serviços e acesso. Paralelamente, irá continuar a desenvolver os estudos e projectos para dotar o país de uma efectiva sociedade digitalizada, nomeadamente a gestão do domínio. cv, a operacionalização da Infra-estrutura de Chave pública, a migração para o IPv6, a cibersegurança e ainda a Estratégia Nacional para a Banda Larga e começar a pensar Cabo Verde na “nuvem”.

Um aspecto de elevado significado para o desenvolvimento da Sociedade de Informação é o facto de enquadrado na atribuição das autorizações para utilização de frequências para redes 3G, os operadores devem investir um montante a volta de 18 milhões de euros ao longo de 15 anos em projectos que visam apoiar o acesso.

  • Estratégia Nacional para a Banda Larga
  • Gestão do domínio. CV
  • Instalação da Infra-estrutura de Chaves públicas de Cabo Verde –ICP-CV
  • Implementação do protocolo de internet versão 6 (IPv6)
  • Projecto PIX-CV
  • Definição de políticas para Cloud Computing
  • Plano de legislação para o eixo das TIC/SI