O Auditório Onésimo Silveira da Universidade do Mindelo, em São Vicente, é o palco escolhido este ano pela Agência Reguladora Multissectorial da Economia (ARME), para, enquanto entidade reguladora das comunicações eletrónicas e ponto focal da equipa organizadora da IGF Cabo Verde realizar, entre os dias 14 e 15 de maio, a partir das 9 horas, em formato híbrido, o V Fórum da Governança de Internet de Cabo Verde (IGF-CV), sob o lema: “Construindo Juntos a Governança Digital”.
A cerimónia de abertura deste evento será presidida pelo Vice-Primeiro Ministro e Ministro das Finanças e da Economia Digital, a confirmar-se, estando igualmente presente, o vereador, Rodrigo Martins, em representação do Presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves.
A escolha da ilha de São Vicente para receber este V Fórum de Governança da Internet Cabo Verde, decorre do âmbito do exercício das funções da ARME, em todo o território nacional, previsto nos seus estatutos.
Recorde-se que, o Fórum de Governança da Internet é uma plataforma de diálogo apoiada pelas Nações Unidas, que visa congregar todas as partes interessadas, públicas e privadas, a academia, a comunidade técnica da internet e a sociedade civil para informar, refletir e debater de forma aberta e interativa, como deve ser as políticas públicas da internet, numa sociedade cada vez mais mediada pela rede mundial de computadores.
Assim, em conformidade com esta visão, Cabo Verde, desde 2020, tem vindo a organizar sucessivas edições nacionais do IGF, com o objetivo de alinhar o debate global ao contexto nacional e promover o desenvolvimento digital sustentável, inclusivo e seguro.
Do programa desta edição do IGF-CV consta, desde logo, uma conferência de abertura subordinada ao tema: “Global Digital Compact (GDC)e WSIS+20: Construindo um Futuro Digital Inclusivo e Sustentável” e quatro paneis temáticos, sendo os dois destinados ao primeiro dia e os dois últimos, para o dia 15 de maio. Durante o primeiro dia, os oradores vão discorrer sobre “Segurança Digital e Resiliência em Cabo Verde” e “Proteção Online Para Crianças e Grupos Vulneráveis”. Já no dia seguinte, os painelistas vão debruçar-se sobre a “Inovação Responsável e Sustentável para o Futuro Digital” e “Acesso, Inclusão de Mulheres nas TIC, Direitos Digitais e Democracia na Era Digital”. Este último, é um tema que está muito em voga, quanto mais não seja, numa altura em que o acesso e a inclusão das mulheres nas TIC, é uma necessidade premente e que se coloca com maior acuidade.
Aceda ao link e inscreva, garantindo o seu lugar presencial e remotamente: https://forms.office.com/r/kK4LxjJpy7 .
Link para assistir ao IGF-Cabo Verde: https://arme-cv.zoom.us/j/83449831303?pwd=4bV7hMbEBYhLpqYXJeiJrFPpl1suTV.1