Delegação ARME participa na XVII Assembleia Geral da ARCTEL em Bissau

A Presidente do Conselho de Administração da ARME, Leonilde Santos encontra-se em Guiné-Bissau para, na qualidade de Presidente de Direção da Associação de Reguladores de Comunicações e Telecomunicações da CPLP (ARCTEL), participar da XVII Assembleia Geral da ARCTEL, que acontece entre os dias 3 e 4 no Hotel CEIBA, em Bissau. A delegação da ARME, membro dessa associação lusófona, integra, igualmente, David Gomes, secretário executivo da ARCTEL.

Este evento marca a metade do mandato da atual Direção, presidida por Cabo Verde, tornando-se um momento crucial para o futuro da associação. Durante os dois dias de trabalhos, os representantes das entidades reguladoras associadas da ARCTEL discutem, entre outros pontos, o relatório de atividades intercalares, o progresso dos Grupos de Trabalho, o estado de implementação do Plano de Ação 2024-2026 e a atualização do Regulamento Interno da Associação.

Entretanto, a anteceder a XVII Assembleia Geral da ARCTEL está o 15.º Fórum das Comunicações da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que acontece, esta quarta-feira, 2, no mesmo hotel em Bissau, sob o tema: “Transformação Digital como elemento facilitador de Integração na CPLP”.  Este evento é uma organização conjunta da Autoridade Reguladora Nacional das Tecnologias de Informação e Comunicação da Guiné-Bissau (ARN-TIC) e da ARCTEL, que reúne, além das Autoridades Reguladoras das Comunicações da CPLP, operadores de telecomunicações, especialistas em governação digital e políticas públicas, decisores políticos, bem como representantes do setor privado e acadêmicos.

O fórum tem como objetivo, promover um debate alargado sobre os desafios e oportunidades da transformação digital no espaço da CPLP, bem como a partilha de ideias e estratégias que promovam a conectividade, a literacia digital e a acessibilidade nos Estados-Membros.

Recorde-se, que a Assembleia Geral da comunidade dos países falantes da língua portuguesa, acontece anualmente e tem uma Presidência rotativa de dois em dois anos.

Já a ARCTEL-CPLP detém a categoria de Observador Consultivo, atribuída durante a X Conferência de Chefes de Estado e de Governo da CPLP, decorrida a 22 de julho de 2014, em Díli.