ARME lança Novo Sistema de Gestão de pedidos de Registos do Domínio .CV

A Agência Reguladora Multissetorial da Economia (ARME), enquanto entidade que regula o setor das comunicações eletrónicas e com responsabilidade na gestão e operacionalização de domínio.cv, lança no Auditório do BCV, sito em Achada de Santo António, na Praia,  esta sexta-feira, 31 de maio, entre as 9 e às 13 horas, o Novo Sistema de Gestão de Pedidos de Registo do domínio.cv que marca, assim,  a transferência de responsabilidade de gestão do domínio.cv  para OLACV, a empresa que, doravante, passa a gerir todos os pedidos de registo do domínio.cv.  O ato de abertura do evento será presidido pela Ministra da Modernização do Estado e da Administração Pública, Drª Edna Oliveira.

O domínio.cv pode servir de uma ferramenta poderosa para as empresas de recursos humanos e profissionais independentes, e não só, proporcionando-lhes uma presença online, única e credível, que pode aumentar sua visibilidade e atrair clientes, tanto nacional, quanto internacional.

Recorde-se, entretanto, que a ARME assinou, em julho de 2023, o contrato de concessão com a empresa WhoGoHost Limited, especialista em gestão de domínio, sendo certo que o servidor primário, com IP Cabo-verdiano mantem-se nesta entidade reguladora. O acordo entre as partes visa, ainda, entre outros propósitos, a implementação da estratégia para a globalização do domínio.cv (Globalização do Country Code Top Level Domain), estabelecida pela ARME, através da criação de uma Special Purpose Vehicle(SPV).

Neste sentido, foi criada a Olacv, uma entidade de raiz cabo-verdiana, para gerir o domínio.cv, na medida em que, um dos propósitos dos domínios de alto nível para os países, como é o caso de Cabo Verde, é sua capacidade de promover a marca nacional e permitir maior visibilidade no palco global.

Assim, o domínio de alto nível (.cv) tem o potencial de posicionar Cabo Verde como um centro de inovação, especialmente em setores como o turismo, onde a beleza natural e a riqueza cultural do país podem ser exibidas, para uma audiência global.

Decorridos os meses de intensos trabalhos conjuntos, em tecnologia e sistemas de gestão, a ARME e a Olacv estão agora em condições de proceder ao lançamento oficial de gestão do domínio.cv, assinalando, assim, o arranque, por parte da concessionária (OLACV), da gestão do domínio.cv que representa, sem dúvida, um marco importante na transformação digital do país.