Água

Consulte as informações do sector.

ARME promove palestra para assinalar Dia Mundial de Água, 22 de março

A Agência Multissectorial da Economia- ARME, no âmbito das suas competências e atribuições, e, no quadro da comemoração do Dia Mundial da Água, que se assinala, amanhã, 22 de março, pretende realizar, no mesmo dia, às 15 horas, na Escola SOS, na Cidade da Praia, uma palestra, sob o lema: “Acelerar a mudança para resolver a crise de água e saneamento”, com vista a sensibilizar e informar os consumidores, particularmente alunos, sobre matérias relacionadas com o ciclo da água, de como poupar a água e, ainda falar um pouco sobre os preços e tarifas de água.

A palestra será proferida pelos técnicos da regulação da ARME, visando informar e sensibilizar os alunos sobre matérias relacionadas com o ciclo da água, tarifas, consumo e preservação da água. O evento enquadra-se, ainda, no vasto programa de comemoração do Dia Mundial do Consumidor, que se assinalou no passado dia 15 de março.

Refira-se que, anualmente, a 22 de março, se assinala o Dia Mundial da Água, data instituída pela Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), no dia 22 de fevereiro de 1993, com o objetivo de promover a reflexão e a discussão sobre a relação homem e água, abordando temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos e medidas para resolver problemas relacionados com poluição.

O lema internacional para a comemoração do Dia Mundial da Água deste ano é: “Seja a mudança que deseja ver no mundo”. Existe, pois, uma campanha global, chamada Be the change, que incentiva as pessoas a agirem nas suas vidas, para mudar a maneira como usam, consomem e gerem a água.

Também é de referir que está em construção a Agenda de Ação pela Água, um conjunto de compromissos voluntários de governos, empresas, organizações, instituições, consórcios e membros do público, destinados a proporcionar um rápido progresso nas metas de água e saneamento acordadas internacionalmente, principalmente no que diz respeito ao Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6.

Documentação Sector Água